Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

      A Ginecologia é a especialidade médica responsável pela prevenção e tratamento das doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino. Porém o papel do Ginecologista vai além dessa definição, ele deve ser o cuidador que compreende a mulher nas suas infinitas dimensões e escolhas, promovendo sua saúde física e emocional.  

      A Ginecologia ainda engloba o indispensável papel de educação em saúde, trazendo informações importantes sobre puberdade, ciclo menstrual, sexualidade, gravidez e menopausa.

     Através de uma boa comunicação e relação de confiança,  o Ginecologista abrange o cuidado integral da mulher nas suas diferentes fases da vida.

Obstetrícia

      Especialidade que abrange o cuidado ao binômio mãe-bebê, durante o processo de gravidez, parto e pós parto. 

       Através desse acompanhamento traz informações e cuidados que vão favorecer uma gestação saudável nos aspectos físicos e emocionais, buscando uma boa experiência da mulher nessa fase da vida.

      A Assistência Humanizada preconiza um olhar individualizado a cada gestante. Com  informações adequadas o empoderamento da mulher acontece, e assim ela consegue participar ativamente das decisões no planejamento do seu parto. 

      Essa assistência se fortalece respaldada nas melhores evidências médicas (pesquisas) aliada a uma boa dose de empatia e sensibilidade.

      Cabe à Obstetrícia incentivar e respeitar o desejo pelo Parto Normal, buscando um nascimento mais fisiológico e intervindo apenas quando necessário, afinal Obstetrícia vem de “Obstare”, que significa estar ao lado.